You are currently viewing Os 4 Melhores Aquecedores a Gás

Os 4 Melhores Aquecedores a Gás

Os melhores aquecedores de água a gás são mais eficientes e também muito mais econômicos em relação aos chuveiros elétricos convencionais.

Essa tecnologia que já é há muito tempo utilizada em países da Europa, por exemplo, está ganhando cada vez mais adeptos também no Brasil.

Com esse sistema de aquecimento é possível controlar muito melhor a temperatura da água e, assim conseguir aquecer abundantemente de forma eficiente.

No entanto, fazer a escolha certa de um equipamento para a sua residência não é nada tão simples. É preciso conhecer as principais especificações técnicas para comparar os modelos.

Para te ajudar, este artigo está cheio de informações importantes e, tem também uma lista com os melhores aquecedores de água em 2021 para você não errar na compra.

Informação sobre aquecedores de água

Os aquecedores de água elétricos ou a gás são basicamente equipamentos que aquecem eficientemente a água e, a armazenam aquecida em um reservatório.

Essa capacidade de armazenamento varia muito entre os diferentes modelos, sendo que alguns passam de sessenta litros. Há ainda aquecedores que esquentam a água direto na hora do uso. Nesse caso não há reservatório.

Devido à facilidade e economia, os aquecedores de água vem sendo cada vez mais utilizados em empresas e residências. Eles são extremamente eficientes, sobretudo em dias mais frios.

 

Veja também:  COMO ESCOLHER UM AQUECEDOR A GÁS

 

Qual é a capacidade ideal do aquecedor?

Uma das principais características que devem ser observadas na escolha do aquecedor de água é a capacidade dele.

Isso depende sobretudo da quantidade de pessoas que residem na casa. A média de cálculo é de cinquenta litros de água por pessoa, mas é preciso avaliar em detalhes essa questão porque tem gente que gasta bem mais do que isso.

Esse cálculo é necessário porque se a capacidade for incompatível, pode ser que alguém tenha que tomar banho gelado caso todos usem o chuveiro  no mesmo horário.

Lembrando que extremamente importante fazer a Manutenção de aquecedores a gás

Mas caso a utilização da água seja mais bem distribuída ao longo do dia isso deixa de ser um problema.

Aquecedores de água elétrico ou à gás?

Basicamente existem aquecedores de água elétricos e a gás e, apesar de serem semelhantes com relação ao objetivo, os equipamentos têm algumas diferenças que devem ser consideradas na escolha.

Aquecedor de água elétrico

As principais características desse categoria de aquecedor são:

  • A água é aquecida conforme o uso;
  • Não há risco de vazamentos de gás que desencadeiam incêndios;
  • Revisões frequentes são desnecessárias;
  • A instalação é simplificada.

Aquecedor de água a gás

Nesse caso as principais características são:

  • Economia de energia elétrica;
  • A quantidade de água é limitada;
  • Inspeções frequentes são necessárias para evitar acidentes.

Como avaliar entre modelos de aquecedores de água?

Antes de bater o martelo com relação à compra de um aquecedor existe uma série de características que devem ser avaliadas para você escolher bem e não se arrepender depois. Então veja quais são essas questões.

Capacidade

Para que não falte água quente para ninguém é essencial calcular corretamente o tamanho do reservatório.

Utiliza-se uma média de cinquenta litros por pessoa, mas esse valor pode ser maior. É preciso considerar também o uso nos diferentes períodos do dia.

Então se quatro pessoas tomam banho no mesmo horário, um reservatório maior deve ser escolhido.

Local de instalação

O aquecedor de água ocupa espaço e, isso deve ser considerado. É preciso analisar com cuidado o local de instalação do equipamento.

Isso influência no consumo e na eficiência do aquecedor, visto que quanto mais longe do local de utilização, maiores são as perdas de calor.

Geralmente esses aparelhos são instalados na lavanderia ou na área externa da casa.

Isolamento térmico

O reservatório de água é revestido por um material que proporciona isolamento térmico, ou seja, evita que o calor seja perdido, aumentando a eficiência energética.

O tipo e a qualidade desse material pode variar bastante entre os diferentes modelos. Por isso se atente à essa informação e, busque pela opinião de pessoas que tenham o mesmo equipamento.

 

Veja quais os melhores aquecedores a gás:

Há muitas opções de aquecedores de água disponíveis no mercado, mas é preciso saber fazer boas escolhas para não se arrepender.

Então, após conhecer quais são as principais características a se observar nesses equipamentos, veja quais são os melhores modelos disponíveis no mercado.

1. Rheem Linha Prestige RB3AP36PVPTIN

Aquece 36 litros por minuto / Sistema “restart”

O Aquecedor de Água a Gás Rheem pode aquecer 36 litros de água a cada minuto e, pode religar na programação anterior mesmo em caso de interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Além disso, ele funciona com pilhas também para que o funcionamento não seja interrompido na ausência de eletricidade.

Ele possui sistema de segurança eficiente, que evita que ocorram explosões. Ademais, o seu sistema permite que o equipamento trabalhe conjuntamente com outro. Com isso a capacidade pode ser duplicada utilizando-se apenas um cabo adicional.

2. Rinnai E21 Reue210fehb

Melhor Custo Benefício

Aquece 21 Litros por minuto / Exaustão Forçada

O Aquecedor a gás Natural Rinnai com exaustão forçada é o equipamento perfeito para o aquecimento de água em apartamentos.

Ele é capaz de atender até duas duchas de 10L/minuto e, para isso utiliza-se de um sistema à (gás) (GLP).

Além do seu ‘design’ moderno, esse equipamento tem alta eficiência graças aos seus trocadores de calor e queimadores de triplo estágio com isolamento térmico por refração

 

3. Komeco KO 43DI

Aquecedor Automático com Grande Capacidade

Acendimento automático / Consumo máximo de gás: 6,48 m³/h

Se você busca por eficiência em aquecimento e segurança, esse aquecedor automático Komeco pode ser uma excelente escolha para a sua residência.

A chama acende-se automaticamente quando uma torneira de água quente é aberta e, apaga-se quando o registro é fechado. Isso proporciona tanto economia quanto segurança.

Para sua tranquilidade esse equipamento conta com desligamento automático em caso de superaquecimento. O gás também é interrompido caso qualquer anormalidade seja detectada no sistema.

Juntamente aos sistemas já citados, há ainda uma válvula de segurança que se abre caso a pressão ultrapasse o limite estabelecido. Isso mantém a integridade da instalação hidráulica e evita danos ao equipamento.

Além disso, para um melhor controle da temperatura da água, a regulagem pode ser feita com precisão por meio do painel digital.

Por fim, para maior conforto o aparelho conta com um sistema que mantém constante a temperatura da água mesmo que outro registro seja aberto simultaneamente.

4. Rheem RDB 26 EF Digital

Melhor Opção para quem Utiliza Gás Natural

Com ignição progressiva / Bivolt automático

Esse aquecedor digital de água de 26 litros a gás é bivolt e possui modulação automática da chama e, consequentemente mantém constante a temperatura da água.

Ele conta também com sensor na entrada de água fria, para que a temperatura seja ajustada de forma mais fácil e rápida sem desperdícios. A recomendação de uso é para até duas duchas com vazão de 10 litros por minuto.

Para seu conforto e tranquilidade, esse aquecedor conta com oito sistemas de segurança diferentes e, também com a ignição progressiva, que impede a ocorrência de explosões.

O aparelho é fabricado de forma já adequada ao funcionamento com painéis solares, o que traz ainda mais versatilidade ao produto.